
2022/5/27|Photo by Towfiqu barbhuiya, charlesdeluvio, and Obi – @pixel6propix on Unsplash
Nos últimos anos o termo fake news tem sido muito comentado, isso se deve pelo aumento do número de notícias falsas que são compartilhadas nos aplicativos de mensagens instantâneas e nas redes sociais. Essas informações são estruturadas de forma …
O que é fake news?
Fake News é o termo inglês usado para se referir a notícias falsas. Essas informações, geralmente, são criadas com o intuito de atingir uma pessoa em especial ou um grupo e viralizam entre a população como se fossem reais, pode ser de forma online ou não. Porém, esse tipo de conduta pode levar a graves consequências, como por exemplo, prejudicar questões de saúde pública e até causar o falecimento de vítimas.
✧ Dados sobre Fake News
Inúmeros estudos são realizados para tentar mensurar os danos causados pelas fake news. E quando olhamos para os resultados coletados percebemos que os impactos podem ser maiores do que imaginamos. Trouxemos algumas pesquisas que revelam dados importantes, confira só:
Um estudo realizado em 2018, por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, concluiu que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e atingem um público muito maior.
Também em 2018, o Instituto Mundial de Pesquisa (IPSO) divulgou, em 2018, o estudo “Fake news, filter bubbles, post-truth and trust” (Notícias falsas, filtro de bolhas, pós-verdade e verdade), que aponta dados importantes para serem analisados. Conforme o estudo, 62% dos entrevistados brasileiros assumiram ter acreditado em notícias falsas, valor acima da média mundial que é de 48%.
Em 2020, uma pesquisa da Avaaz apontou que 73% dos brasileiros acreditam em notícias falsas sobre coronavírus. A pesquisa também foi realizada nos Estados Unidos e na Itália. Mas o Brasil lidera o ranking quando comparado aos outros dois países, os norte-americanos estão em segundo lugar, com 65%, e os italianos em 59%.
Ainda, conforme a análise da Avaaz, cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens mentiras mais populares, as que estão entre o 1% mais replicado, alcançam de mil a 100 mil pessoas.
✧ Como são criadas as fake news?
As fake news podem ser criadas de diferentes formas. Pode ser uma simples publicação nas redes sociais realizada por qualquer usuário ou até mesmo um conteúdo elaborado por empresas especializadas em construir e divulgar notícias adulteradas ou irreais.
Normalmente, essas informações são elaboradas estrategicamente para manipular o leitor sobre algum assunto. E para que todo o conteúdo pareça verdadeiro, utilizam técnicas jornalísticas, deixando o texto o mais parecido possível com uma publicação de confiança. Além disso, é bastante comum misturar conteúdos divulgados por fontes de confiança com materiais falsos, assim a publicação fica um “ar” mais legal.
Imagens e vídeos também fazem parte da construção das fake news, principalmente nos canais digitais. Isso porque o usuário é muito visual e pode dar muito mais atenção para publicações que possuem elementos visuais. Por isso, muitas vezes essas peças são retiradas do contexto original e alocadas em assuntos não pertinentes, gerando maior engajamento e consequentemente compartilhamento do conteúdo.
Uma das principais características das informações falsas é a utilização de títulos sensacionalistas e conteúdos que mexem com o emocional do leitor. Operar essas técnicas faz com que o público se sinta mais próximo da informação e crie maior identidade com o conteúdo, crescendo a chances de compartilhamento da notícia mentirosa com amigos e parentes.

Dicas para não cair em fake news
Apesar de parecer difícil, existem jeitos de perceber se uma notícia é verídica. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a detectar informações falsas.
✧ Leia o conteúdo por inteiro
É muito importante ler todo o conteúdo da publicação. Às vezes o título é desconexo com o restante da informação e isso pode ser um indício que o conteúdo que você está lendo não é real. Além disso, procure não compartilhar postagens sem antes tomar conhecimento de todo o texto.
✧ Verifique a fonte
Publicações falsas são geralmente publicadas por portais, páginas e perfis que não são reconhecidos no mercado jornalístico. Por isso, verifique sempre a fonte que está disponibilizando as informações. Caso apresente caráter duvidoso, pesquise se a notícia também foi divulgada em canais jornalísticos de confiança.
✧ Confira os autores
Verifique se o conteúdo possui identificação do autor e se o histórico de trabalho é confiável. Isso porque, muitas fake news são elaboradas por pessoas desconhecidas ou por robôs, que são programados para escreverem de forma semelhante aos conteúdos jornalísticos.
✧ Confira a data de publicação da notícia
Checar a data de publicação do conteúdo pode parecer uma coisa “”besta””, mas é de extrema importância. Pode ser que algum conteúdo antigo esteja sendo compartilhado em uma data que tire a informação do contexto, deixando a notícia perigosa.
✧ Tenha senso crítico
Questione sempre se a informação parece correta e se há elementos característicos de fake news. Não aceite todos os conteúdos como verdade absoluta, isso pode ser muito perigoso e induzir a tomar decisões equivocadas sobre algum fato.
✧ Utilize ferramentas de verificação
Ter um aliado para analisar se as informações que você está recebendo é falsa é uma boa saída para evitar cair em ciladas. Além disso, também é uma ótima opção para poupar tempo pesquisando o conteúdo em canais confiáveis. O Message Checker é um aplicativo preparado para verificar os seus conteúdos de forma segura e gratuita. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Um exemplo de saúde pública acometida pela propagação de informações mentirosas foram os altos números de casos de Sarampo no Brasil, em 2018, levando o Ministério da Saúde a realizar uma campanha de vacinação.
Conheça o Message Checker
Prazer, Message Checker! O aplicativo tem como finalidade ajudar a verificar a realidade dos conteúdos que você recebe, te livrando de desinformação, mensagens perigosas e possíveis golpes. E mais, tudo isso sem custo algum. Gostou? Então, confira os recursos que o aplicativo oferece.
✧ Funcionalidades Message Checker
Além de possuir uma interface simples e amigável, o message Checker contém funcionalidades que vão além de apenas inspecionar a veracidade de alguma notícia. Dá só uma olhada em tudo o que você vai encontrar por lá.
✓ Detecção instantânea de URLs: o aplicativo percebe links suspeitos e maliciosos a fim de evitar qualquer tipo de ataque de vírus e riscos. Esta funcionalidade é muito boa para, antes de clicar em qualquer link, conferir se uma página de compras é fraudulenta ou não.
✓ Checagem de informação: WhatsApp, SMS, Messenger e mais aplicativos são opções disponíveis para controlar a credibilidade da comunicação para os usuários.
✓ Visualização “”invisível” de mensagens: visualize as mensagens que desejar de forma “”invisível”, ou seja, sem notificar o remetente que você teve acesso ao conteúdo enviado.
✓ Função de pesquisa: use palavras-chave para verificar as informações e a sua precisão.

✧ Como baixar o Message Checker
Se interessou pelo app e quer ter ele como seu aliado para não cair em fake news, conteúdos fraudulentos e ataques de vírus? Então, baixe agora o Message Checker e comece uma nova experiência de informação. Baixar o Message Checker é bem simples, basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e buscar por “”Message Checker” e fazer o download. Também é possível baixar o app por meio do site oficial, para acessar clique aqui.