header-background
Fuja de golpes: Aprenda a verificar se um link é falso ou não
title image
Photo by Firmbee.com on Unsplash

Você já recebeu uma mensagem de uma marca ou banco conhecido solicitando que você clicasse em um link para atualizar seu cadastro? Muitas vezes, ao clicar no botão, você é direcionado a um site que muito se assemelha a plataforma real da marca, mas se trata de um endereço eletrônico falso.

Infelizmente, diversos usuários não conseguem diferenciar o falso do real e, consequentemente, acabam informando dados pessoais e caindo em golpes. Os transtornos gerados nessas situações podem ser vários, desde roubo de informações pessoais até dados de cartões de crédito e conta bancária, gerando prejuízos financeiros.

Este golpe é conhecido como “phishing” e, neste texto, nós vamos explicar como evitá-lo. Acompanhe e boa leitura!

4 dicas para você identificar um link falso!

  1. Analise a ortografia

    Muitos cibercriminosos não se atentam à ortografia na hora de enviar uma mensagem fake, diferentemente de marcas renomadas. Por isso, ao receber uma mensagem suspeita, verifique se há erros gramaticais e ortográficos, como: http://www.Amaz0n.com. 

  2. Verifique o link antes de clicar

    Seja em um SMS ou WhatsApp, não clique em links de números e remetentes desconhecidos ou, até mesmo, de marcas conhecidas. Sempre verifique a aparência da mensagem que você recebeu e analise se aquela comunicação está alinhada com a empresa em questão. Se você estiver vendo uma mensagem pelo WhatsApp Web, por exemplo, passe o mouse em cima do link, assim você verá o endereço virtual, caso tenha caracteres estranhos e palavras sem sentido, é provável que seja falso.

  3. Evite os vídeos

    Recebeu uma mensagem que contém um link suspeito que indica para um vídeo? Nunca clique ou baixe os vídeos! Isso pode gerar grande dor de cabeça em você, porque estará abrindo caminho para vírus e hackers invadirem o seu sistema sem que você se dê conta.

    Um exemplo disso era o link acompanhado da mensagem: “este vídeo é seu?” Com isso, a pessoa sentia curiosidade em clicar e verificar se ela estava presente nas imagens, o que fazia com que ela baixasse um vírus.

    Novamente, sempre desconfie e leia as mensagens com atenção, buscando identificar possíveis erros.

  4. Não compartilhe informações pessoais

    Evite ao máximo fornecer seus dados. Uma empresa séria e confiável, normalmente, não pede informações pessoais por mensagens. Caso tenha dúvidas se é uma solicitação real, entre em contato via telefone e converse diretamente com um funcionário da companhia.

Como o Message Checker pode ajudar?

O aplicativo disponível para Android conta com diversas funcionalidades que ajudam o usuário a evitar golpes, fake news e sites perigosos. Ao baixá-lo em seu celular, você contará com o serviço de verificação automática e proativa do Message Checker. Portanto, sem que você se preocupe em verificar cada um dos links que recebe, o aplicativo verificará os links e as informações para ver se contém risco ou não, e mostrará um aviso imediatamente.

O Message Checker analisa links em 3 categorias: maliciosos, arriscados e seguros.

Outra vantagem do app é a integração com inúmeros canais de comunicação, assim você evita golpes realizados nos mais diversos meios, como WhatsApp, Telegram, SMS e muitos outros.Baixe o Message Checker e fique despreocupado em relação ao phishing e outros cibercrimes que acontecem! Acesse o Google Play, faça o download, proteja seus dados e dinheiro!

Tags:

pt
tw
us

Categories:

Uncategorized